A organização é algo essencial em qualquer estabelecimento. Uma loja mal organizada dá a sensação de falta de profissionalismo. Nenhum empreendedor quer passar essa imagem.
Uma forma de evitar esse problema e manter tudo em ordem é investindo em sinalização interna. Porém, muitos donos de comércios ainda cometem erros nesta questão e causam confusão no ambiente. Se você não deseja que isso aconteça em seu negócio, continue a leitura.
Quais os principais erros de sinalização interna?
A sinalização interna serve para indicar e ajudar as pessoas sobre tudo o que ela precisa ser informada sobre os ambientes de um negócio. Por meio dela, é possível apontar a localização dos produtos em uma loja, por exemplo.
Ela oferece os benefícios de favorecer o fluxo de pessoas e dar mais segurança no local.
O letreiro e o totem, que ficam na fachada, são considerados como elementos de sinalização.
Isso porque indicam informações importantes sobre o estabelecimento, como o local do drive-thru da loja, por exemplo.
Mas é importante tomar alguns cuidados e evitar erros nessa questão. Confira.
Não acompanhar a identidade da comunicação visual:
É um dos erros mais cometidos por empresários. A sinalização interna precisa seguir o mesmo design da identidade da comunicação visual.
Dessa forma, além de dar uma melhor experiência para o seu público, é mostrado o profissionalismo que a marca tem. Assim, ela passa a ter mais credibilidade na visão dos seus consumidores.
Então, se uma das suas placas sinalizadoras apresentar defeitos, não compre qualquer uma. Nesse caso, tenha a que acompanha o estilo de identidade da comunicação visual do seu negócio.
Usar informação em excesso:
Preocupar-se com a organização do ambiente é algo bom. Investir na sinalização interna é melhor ainda. Mas, quando ela é demais, pode causar confusão e afastar o cliente.
Usar muitas informações no local é um grande erro. Por isso, selecione aquelas que são importantes para, de fato, instruir o consumidor. Promova um ambiente “clean”.
Não treinar os colaboradores:
A sinalização interna não é composta apenas por placas indicativas e letreiros. Os colaboradores estão entre os principais elementos que ajudam nesta questão.
Isso porque muitos clientes podem querer tirar dúvidas com eles sobre em qual prateleira fica determinado produto, por exemplo. No entanto, é importante que os colaboradores ofereçam as informações corretas e em conformidade com o que as placas sinalizam. Para isso, faça um bom treinamento com sua equipe.
Usar o material errado:
Muitas são as opções de materiais que podem ser usados na sinalização interna. Porém, é fundamental escolher um que seja ideal para o local em que será colocado. Muitos comércios utilizam o papel, mas pode causar estragos depois. Isso porque um vento pode balançá-lo, o que prejudica a visão do cliente.
Além disso, sendo colocado em um espaço úmido, sofrerá danos. Por isso, invista em acrílico, PS, MDF, caixa alta, adesivo e etc. para itens de sinalização como placas de corredores, placas de ofertas, cabeça de gôndolas, bandor, pergolados e muitos outros.
Abusar de fontes ilegíveis:
As fontes utilizadas nos itens da sinalização interna não podem ser difíceis de ler. Além de ter o tamanho ideal, elas devem ser simples para facilitar a leitura. Não tente criar algo diferente ou moderno demais, pois isso pode afastar seu público ao invés de atraí-lo. Busque seguir a identidade visual do seu negócio sempre. Assim, não tem erro.
Para sinalização interna, invista em uma empresa especializada.
Agora que você já sabe quais são os principais erros de sinalização interna, poderá evitar problemas no seu negócio.
Clique aqui e conheça nossos serviços.
Fale com a gente via WhatsApp.
Converse com um especialista pelo WhatsApp e veja como podemos revolucionar o seu negócio!