É um consenso geral de que os letreiros são uma das formas mais impactantes de divulgar o seu negócio. Eles estabelecem sua identidade visual, atraem o olhar interessado do seu cliente e dá credibilidade e profissionalismo para o seu estabelecimento. Mas qual foi o momento em que o letreiro se tornou tão importante no comércio? Continue lendo o texto abaixo e descubra a história dos letreiros!
Quando tudo começou?
Como todos sabem, nem sempre o comércio existiu. Durante a Idade Média, por exemplo, havia um sistema de troca de mercadorias. Essas mercadorias eram expostas em barracas de madeira,onde o método para atrair a atenção do cliente era através de desenhos dos produtos em cortinas. Essas cortinas são o que se acredita serem os primeiros letreiros. Além disso, a divulgação dos produtos era feita através de indicações de pessoas para pessoas, ou seja, era o início do que se formaria posteriormente como publicidade/propaganda.
Como os letreiros se consolidaram?
Com o passar dos séculos e com o estabelecimento do sistema comercial, a propaganda se tornou cada vez mais necessária para potencializar as vendas. E a melhor forma para isso era, primeiramente, chamar a atenção do cliente e garantir que ele soubesse que, naquele estabelecimento, havia um produto que poderia ser interessante para ele. A estratégia utilizada para isso, era posicionar os letreiros em lugares com boa visualização, onde o sol pudesse deixar bem iluminado. À noite, após o expediente, os letreiros eram recolhidos.
Quais materiais mais utilizados nos letreiros?
Como dito anteriormente, os primeiros letreiros eram confeccionados com madeira, mas depois foram feitos de materiais variados, como os luxuosos, de prata ou ouro. Com o passar do tempo, surgiram letreiros luxuosos, folhados, revestidos ou banhados em ouro e prata. Porém, o material de letreiro que ficou realmente consolidado foi madeira. Os escritos eram feitos com tinta nanquim e desenhados à mão.
Letreiros mais usados da história
Nos dias de hoje, a utilização de letreiros é essencial para atuar em conjunto com a publicidade dos pequenos aos grandes negócios. Mas uma situação comum que já ocorria antigamente, era a utilização de pessoas famosas estampadas nos letreiros, que tinham o objetivo de turbinar as vendas. Entretanto, não era apenas em comércios de mercadorias que essa estratégia era utilizada. Também era usada para divulgar peças de teatro e espetáculos. Conheça abaixo alguns letreiros comerciais muito utilizados em diferentes estabelecimentos:
- Loja de perucas;
- Taberna, bar;
- Casa de câmbio;
- Loja de pincéis e tintas nanquim.
Escolha a melhor empresa de letreiros para sua empresa
Você viu neste texto a importância dos letreiros para auxiliar no processo de divulgação e vendas do seu negócio. Mas para que seu efeito seja completo, o seu letreiro tem que ser feito a partir de um estudo, para que ele transmita exatamente o que você almeja. Para isso, conte com a WJS, sua empresa de letreiros no Rio de Janeiro. A WJS conta com mais de 40 anos de experiência e entrega o melhor letreiro, com acabamento impecável e no mesmo prazo. Entre em contato com a gente e faça seu orçamento.
Converse com um especialista pelo WhatsApp e veja como podemos revolucionar o seu negócio!