Ao estar em um supermercado, todo mundo já ficou perdido pelo menos uma vez na vida. Algumas vezes, a gente ainda consegue encontrar um ou outro funcionário do estabelecimento que pode nos dar uma ajuda. Mas nem sempre eles estão por lá. E aí, procuramos por alguma sinalização interna.
Placas, letreiros, papéis de parede… Vários itens podem compor a sinalização interna de um comércio. Quando juntos, não dão apenas um visual integrado com a marca do mercado, mas também passam uma mensagem de autovalorização que pode ser determinante para que o cliente compre em sua loja.
Afinal, um supermercado bem planejado, limpo e sinalizado passa muito mais credibilidade ao consumidor do que um comércio sujo, bagunçado e confuso.
Mas a coisa vai além. Não basta apenas sinalizar onde é o setor de pães e o caixa da empresa. Ser estratégico pode fazer a diferença para que o ticket médio do seu negócio também aumente.
Comunicação visual, psicologia das cores e a sinalização interna:
A maioria das grandes empresas e redes usam e abusam da psicologia das cores para atingir a cabeça dos clientes e conseguir estimular determinadas ações. É o famoso caso do “as cores do McDonald’s são vermelho e amarelo para estimular a fome”.
A psicologia explica tudo isso. O vermelho, além de estimular a fome, também é a cor que pode ser vista de mais longe. Ou seja, ideal para chamar atenção.
A cor rubra também favorece à suculência da carne. O amarelo é uma cor que está atrelada ao acolhimento e a felicidade. Por isso, é bastante utilizada no setor de pães, pois normalmente comemos pão no café da manhã, quando a família costuma estar reunida. O cérebro, sem perceber, faz essa relação.
Mesmo que as cores da marca do seu supermercado não sejam exatamente das mais estimulantes para fome ou compra, ainda é possível adotar outras medidas.
Como, por exemplo, uso de cores complementares (ou opostas) ou análogas (cores “vizinhas”). A ilustração abaixo explica visualmente essa relação.
Essa estratégia pode ser utilizada em toda a parte onde há sinalização interna em seu comércio: pergolados, check-outs, murais… Onde a imaginação e a estratégia permitirem.
Sinalização obrigatória:
Também existem algumas sinalizações que são obrigatórias para uma empresa, como banheiros, áreas de perigo (como quadro de luz, por exemplo) e áreas proibidas (como área exclusiva para funcionários).
Muitas delas precisam vir acompanhadas de ícones específicos, como no caso de uma saída de emergência. Mas isso não impede que você personalize o material com as cores da sua empresa, dentro do possível.
Também é interessante personalizar as áreas de carga e descarga, além do estacionamento, com a sinalização interna. Isso porque, uma vez que o ambiente estiver melhor sinalizado, fica mais fácil do condutor saber melhores rotas para saída e direções, o que torna toda a experiência de compra ainda melhor.
É importante ter em mente que uma das maiores vantagens da sinalização interna é facilitar a vida do consumidor. Tornar a experiência dele ainda melhor e assim tornar mais altas as chances dele voltar a sua empresa.
Empresa de sinalização interna no Rio de Janeiro:
Para fazer todo esse trabalho, você precisa confiar em uma empresa que seja parceira e te dê boas dicas profissionais para tornar a estratégia de sinalização interna ainda melhor.
Alguém que está no mercado há mais de 20 anos e já tem dezenas de cases de sinalização interna em seu portfólio. Alguém como a WJS Letreiros, empresa de sinalização interna no Rio de Janeiro.
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