Retrofit: o que é e por que escolher o ACM? | WJS Letreiros

Todo mundo gosta de renovar a aparência dos ambientes. Quando trata-se da fachada de um estabelecimento, isso é ainda mais importante. Afinal, é o primeiro contato visual dos clientes com o espaço físico da empresa. Uma técnica de modernização dessa área é o retrofit. Ele garante muitas vantagens quando o ACM é escolhido nesses projetos de atualização de fachadas e letreiros. Quer saber quais são esses benefícios? Ainda não conhece o conceito do retrofit? Então, continue a leitura!

O que é retrofit?

Retrofit é um termo que significa “colocar o antigo em forma” e tem a junção da palavra “retro”, que é movimentar-se em latin, e “fit”, que é em forma ou ajuste em inglês. O conceito é uma técnica que visa revitalizar espaços físicos considerados ultrapassados. Com surgimento na Europa e nos Estados Unidos, ele era mais adotado no ramo da engenharia. Porém, o que antes era empregado apenas para aperfeiçoar equipamentos e máquinas desatualizadas, passou a ser aplicado em diversos outros campos, como a arquitetura e a construção civil.

Mas engana-se quem pensa que trata-se somente de uma reforma. Na verdade, o retrofit busca conservar a memória do local renovado. Como exemplo, podemos citar um prédio que passa pelos processos desse conceito. Ele será atualizado, porém a sua estrutura vai ser mantida. O mesmo pode acontecer com fachadas e letreiros de lojas, por exemplo. Os empresários optam por realizar projetos de retrofit para que a entrada do estabelecimento tenha um visual moderno e atraia clientes.

Quais as vantagens do uso de ACM em projetos de retrofit?

Em um projeto de retrofit, diversos materiais podem ser utilizados. No entanto, o mais usado é o ACM, que significa Aluminum Composite Material ou, em português, Material de Alumínio Composto. Produzido por um núcleo termoplástico, ele é apresentado em formato de placas com chapas de alumínio. O principal motivo pelo qual é escolhido em retrofit é a capacidade de transformar completamente o ambiente e interferir minimamente na sua estrutura, preservando-a. Com o ACM, é formado um revestimento sobre alicerce originário, que se mantém conservado atrás do elemento.

O ACM oferece muitas vantagens aos que optam pelo material em retrofit. Entre elas, está o fato de que a instalação é rápida e fácil. Dessa maneira, não perde-se tempo com a aplicação e, no caso das fachadas de comércios, o empreendimento não precisa ficar interditado por muito tempo devido a obras demoradas. Além disso, pesquisas apontam que, após a conclusão do projeto, uma loja pode ter o aumento de 50% nas vendas por causa da modernização realizada. Isso porque os consumidores sentem-se mais atraídos pela nova fachada.

Confira abaixo outros benefícios que são alcançados com a utilização do ACM nas transformações de retrofit:

  • Proteção das paredes contra a poluição;
  • Economia de custos com energia;
  • Variedade de cores do material;
  • Limpeza e conservação práticas;
  • Material leve e de fácil manipulação;
  • Alta durabilidade e resistência;
  • Material reciclável.

Retrofit de fachadas e letreiros com ACM é na WJS

Quem deseja fazer um projeto de retrofit em fachadas e letreiros comerciais pode investir no ACM sem ter dúvidas sobre a melhor escolha. Para isso, é importante contar com os serviços de uma organização especializada nessa área, como a WJS, empresa de letreiros. Fundada em 1997, a WJS é um destaque no segmento de comunicação visual no Rio de Janeiro. Com profissionais qualificados em nossa equipe, investimos em maquinários modernos e os melhores materiais, como o ACM, para oferecer os melhores produtos para nossos clientes. Entre em contato!

Converse com um especialista pelo WhatsApp e veja como podemos revolucionar o seu negócio!